quarta-feira, 12 de setembro de 2012

(falsa) Consciência política

Sei que é desgastante falar de política ou ler sobre, principalmente quando tudo o que está na pauta são críticas. Em tempos de eleição, quem resolve observar o comportamento dos eleitores consegue ver como a coisa é lastimável. A quantidade de candidatos bizarros é extensa, mas a atitude dos possíveis eleitores... Olha, nem tenho adjetivo pra isso!
Não vou dizer que há falta de consciência política porque a maioria não sabe o que significa nenhuma das duas palavras (e olha que o google dá definições de palavras com uma rapidez e eficiência jamais vistos por dicionário algum), o que falta mesmo é o mínimo de discernimento. Vamos lá:

Discernimento: s.m. Ação ou faculdade de discernir.

Juízo, entendimento, critério.
O discurso é sempre o mesmo: 
- Político é tudo corrupto!
Por favor, procure se informar. Existe sim político honesto, ou que, no mínimo, é transparente no que faz. Muitas vezes acaba sendo prejudicado por não entrar na dança... GENERALIZAR não vai mudar nada.
- Não vou votar em ninguém, é desperdício de voto.
Você estar respirando pra expor essa linha de raciocínio é desperdício de oxigênio. 
- Não gosto de política, nem quero saber!
Aprende: TODO MUNDO GOSTA DE POLÍTICA, menos da maioria dos resultados das votações. Política é bom sim! O grande problema é que somos muito mal representados, mas vivemos em sociedade, então bem ou mal PRECISAMOS de governantes. Não venha com esse sonho de anarquia, jovem, é tão utópico quanto o meu querido comunismo.
- ABSURDO, RIDÍCULO! Viu o que "fulaninho" fez?
Vi sim, todos vimos. Mas também olhe pro seu nariz e veja se você realmente tem consciência de alguma coisa ou se está comentando só porque é moda falar mal de política(os).
- Vou votar no Joaquim do Aipim porque ele colocou calçamento na minha rua e fez baile funk pra "comunidadi" no fim de semana DE GRÁTIS.
Esse é o seu critério? É isso que um ser - teoricamente - pensante usa como critério pra voto? Sinceramente, existe mais do que sua comunidade, seu baile funk, sua rua calçada, a cesta básica grátis e a aprovação automática de seu filho (exatamente, essa merda não acabou, só foi mascarada, ganhou outro nome). Vamos repensar isso aí, mamilo.
Gente, para com essa modinha. Para de espalhar corrente no facebook, notícia furada, vamos parar de ragear e PENSAR em nossos candidatos. Se mesmo PENSANDO e ANALISANDO PROPOSTAS (vejam bem, propostas devem ser plausíveis, o cara não pode querer/prometer mudar o universo) você não conseguir encontrar seu candidato, aí sim abstenha-se e vote nulo. Não é o ideal, mas... Infelizmente o nosso voto é obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário