quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BRT e um dos grande males da sociedade: a hipocrisia.

Desde o último atropelamento na pista exclusiva do BRT na Barra da Tijuca, vejo muita gente criticando o sistema, os motoristas, os carros articulados e o atual prefeito Eduardo Paes. Não vim defender o homem, até porque não vem ao caso pelo simples motivo de que ele não tem lá muito a ver com isso.
Pensem: a via é EXCLUSIVA, existem faixas de travessia para pedestres nos sinais de trânsito próxi
mos e motorista nenhum adivinha nada, no máximo tenta manter um tempo razoável de reação.
Me baseando apenas no último atropelamento e às entrevistas dadas por transeuntes da área, pergunto o seguinte: tais pedestres tem O QUE na cabeça? EXISTE FAIXA PARA TRAVESSIA! Não dá pra culpar prefeito, motorista, o sistema de transporte e a vovó que vende bala na esquina por isso! Errados são os pedestres que assumem o risco! Se ao menos existissem calçadas pra aguardar um momento mais oportuno para atravessar a via, mas nem isso, são muretas estreitas e pequenas, com razão! Não é pista pra ciclista (mesmo que haja a necessidade de tê-las), não é acostamento, via alternativa pra qualquer um e nem uma calçadinha a mais pra pedestre usar.
Por favor, gente, argumentar colocando a culpa nos realizadores do "projeto" ou dizer que vai andar demais pra atravessar na faixa é muita burrice.
Antes que venham falar de hipocrisia, sim, atravesso fora da faixa, inclusive na Av. Brasil, mas as circunstâncias não são as mesmas. É preciso o mínimo de consciência e atenção.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário